1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
  (31) 3074-3000 |  novoagro@inaes.org.br

0
0
0
s2sdefault

 

Acompanhando as rápidas mudanças globais, o agronegócio investe cada vez mais em tecnologia e inovação para garantir a produção sustentável de alimentos a uma população que não para de crescer. Drones para controle da lavoura, monitoramento por satélite, inteligência artificial e a Internet das Coisas (IOT) já são realidade. E não apenas nas grandes propriedades. Pequenos e médios produtores já aliam soluções tecnológicas ao trabalho diário no campo. O Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) monitora oportunidades, mapeia desafios, articula parcerias e executa projetos que impulsionam a competitividade do agronegócio.

Novo Agro 4.0 – Programa que visa a implementação e fortalecimento de uma rede nacional de tecnologia e inovação para o agronegócio. O objetivo é identificar soluções para os principais desafios dos produtores rurais.

Levantamento de problemas

343 desafios enfrentados pelos produtores rurais mineiros foram mapeados pela equipe do INAES em dois meses, após percorrer quase cinco mil quilômetros.

Principais ações:

  • Hackathons Agro Up (maratonas de inovação)

Foram duas maratonas de inovação, com mais de 100 competidores: em Santa Rita do Sapucaí, o foco foi a cadeia de leite; e, em Belo Horizonte, voltada à cafeicultura. Equipes de estudantes e profissionais tiveram 48 horas para desenvolver soluções inovadoras aos desafios apresentados.

  • 1º Encontro do Ecossistema de Inovação no agronegócio de Minas Gerais

Reuniu mais de 20 entidades, entre governo, instituições privadas e de ensino e startups, debatendo os GAPs e criando oportunidades de parcerias.

  • Agrotalks Agro Up: Inteligência Artificial (primeira edição do Agrotalk)

Rodadas de apresentações e debates sobre como os principais avanços tecnológicos podem revolucionar o agronegócio brasileiro.

Outras ações:

  • Sustentabilidade socioambiental (Zoneamento ambiental e produtivo das bacias hidrográficas do Rio Piracicaba e sub-bacia do rio Suaçuí Pequeno com apresentação de plano de recuperação da sub-bacia).
  • Incentivo à produção sustentável de carvão vegetal de florestas plantadas – PNUD (Instalação de unidade demonstrativa de produção sustentável de carvão vegetal em São João del-Rei).
  • Certificação de Produtos como banana, limão e manga do Projeto Jaíba (Consultoria para adequação de processos e pré-auditoria para certificação na Região do Jaíba/MG).
  • Soja Plus (Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira).

Clique abaixo e veja o vídeo institucional do projeto Novo Agro 4.0:

 video institucional novo agro 4.0

CONTATO

Avenida do Contorno, 1.771
Floresta, Belo Horizonte, 30.110-005

  (31) 3074-3000

  (31) 3074-3030

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
back topT2