1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
  (31) 3074-3000 |  novoagro@inaes.org.br

A partir da esquerda: Flávio Amaral, Marcos Reis e Henrique Frederico
0
0
0
s2sdefault

Kamilla Bitarães, de Viçosa


Na noite da última quarta-feira (13), o Sistema FAEMG/SENAR Minas marcou presença no 1º Meetup promovido pelo programa TecnoPARQ Acelera, em Viçosa. O encontro foi realizado com o objetivo de trocar conhecimentos e debater questões sobre as tendências dos setores agrícola e florestal.

O Sistema foi representado por Marcos Reis, gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Flávio Amaral, analista da Coordenadoria de Inovação e Conhecimento e Henrique Frederico, supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Em um bate-papo descontraído, eles falaram um pouco mais da atuação do Sistema e dos desafios e tendências do agronegócio, da cafeicultura e do setor florestal.

Em sua fala, Marcos ressaltou o aumento da população mundial e da demanda por alimento. “A população cresce a cada ano e há uma necessidade cada vez maior de aumentar a produtividade de solos e sementes para satisfazermos as crescentes necessidades humanas por alimento. O papel da inovação passa a ser essencial para garantir que as próximas gerações possam ser alimentadas com qualidade e sustentabilidade.”, avaliou.

Flávio contou aos presentes o conjunto de iniciativas do Sistema para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando a geração de tecnologias aplicadas que promovam o desenvolvimento do agronegócio.

“Nossa proposta é facilitar o acesso dos produtores rurais às novas tecnologias e à inovação. Através de um primeiro contato da Coordenadoria de Inovação e Conhecimento do Senar Minas com o programa TecnoParq Acelera, foi possível gerar essa oportunidade de contato dos estudantes com o mercado. Sabemos que muitos produtores querem e precisam se modernizar para se manterem vivos e competitivos no mercado. Esse é o nosso desafio: estreitar a relação entre produtor e empresas de base tecnológica”, salientou.

Henrique destacou a iniciativa inédita do ATeG em Minas Gerais. “A sustentabilidade vem ganhando importância e força no mundo. Para conquistá-la, precisamos de tecnologia e gestão, e o SENAR Minas vem investindo nisso. O produtor rural tem conhecimento para produzir, mas, muita vezes, não sabe gerir o próprio negócio. Por isso, estamos promovendo captações na área de gestão para orientar o homem do campo e fazer com que ele enxergue a sua empresa rural”, explicou.

Além da presença dos integrantes do Sistema FAEMG, o evento contou com a mini-palestra “Como tirar sua ideia do papel”, e apresentações de alguns cases de sucesso ligados à tecnologia e inovação nos setores agrícolas e florestal.

Hackathon

Durante o Meetup, também foi apresentado o evento Hack’n’Forest, uma competição (hackathon) cujo propósito será desenvolver ideias e soluções tecnológicas para as cadeias produtivas dos setores agrícola e florestal. Marcos Reis Henrique Frederico e Flávio Amaral estiveram presentes na competição, realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev-UFV).

CONTATO

Avenida do Contorno, 1.771
Floresta, Belo Horizonte, 30.110-005

  (31) 3074-3000

  (31) 3074-3030

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
back topT2