1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
  (31) 3074-3000 |  novoagro@inaes.org.br

0
0
0
s2sdefault

“Quem aqui já teve uma boa ideia e não conseguiu colocá-la em prática?”. A pergunta, em tom de desafio, foi lançada pela agente de aceleração do Programa Lemonade, Kamila Rodrigues, durante o 1º Meetup Lemonade Juiz de Fora. O evento, que chegou a cidade, localizada na Zona da Mata mineira, na última quinta-feira, 7 de junho, e reuniu cerca de 30 pessoas em clima descontraído no bar Brauhaus Zeppelin, onde puderam bater papo tenho como temática “Tenho uma Ideia”.

WhatsApp Image 2018 06 07 at 20.12.25

Desenvolvido em parceria com o NovoAgro 4.0, do SISTEMA FAEMG, o Lemonade busca incentivar empreendedores e pessoas interessadas em desenvolver ou acelerar startups e fomentar novos projetos de tecnologia, voltados para o agronegócio mineiro. Neste segmento, entre as soluções esperadas estão, principalmente, as relacionadas a energias renováveis, ferramentas sustentáveis que contribuam para a diminuição da emissão de poluentes, infraestrutura inovadora para transporte e escoamento, entre outras.

“Nosso objetivo, com o Meetup, é transformar ideias em negócios, ajudando a modelar e tirar do papel. A ação tem como proposta apresentar o programa, conhecer as pessoas e elencar ideias para trabalharmos juntos”, aponta Kamila.

O agente de inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jeremias Rodrigues, destaca o evento como oportunidade de brindar e agregar conhecimento. “Estamos aqui para incentivar novas iniciativas em Juiz de Fora.”

A participante Lisley Moreira conta que sempre morou em uma fazenda, onde criou seus filhos. “Há três anos, comecei a me interessar por aromaterapia e tratamentos medicinais naturais. Com isso, fui para Viçosa, onde fiz um curso de um ano, que abordou temas como bioenergia, plantação e aromaterapia. Agora estou amadurecendo a ideia de montar um negócio voltado para óleos essenciais. Nossa intenção é dar início à produção com foco no orgânico e na sustentabilidade para, posteriormente, criar a startup para a comercialização.”

Além da troca de ideias entre os participantes, com intenção de expor experiências de quem está no mercado, o Meetup apresentou cases de dois empresários da cidade: Fabiano Nejaim, proprietário de uma empresa especializada em motoentrega, e Rodrigo Schittini, proprietário de uma empresa de gestão de custos para grandes empresas.

Próximos passos

O próximo encontro, em Juiz de Fora, ainda sem data definida, e está aberto tanto aos que já participaram da primeira edição quanto a participantes novatos. Em seguida, haverá o Mão na Massa, quando a equipe do Lemonade irá auxiliar os participantes a inscreverem seus projetos.

Empreendedores e startups que tenham ideias inovadoras e que queiram tirá-las do papel têm até dia 17 de junho para fazer o cadastro no site programalemonade.com/lemonadeultra.

Seleção de ideias

A partir das edições regionais, realizadas em Viçosa, Lavras, Uberaba e Juiz de Fora, serão selecionados 20 projetos ou ideias, em cada cidade. Em seguida, na fase de amadurecimento do modelo de negócio, serão escolhidas entre 20% e 50% delas, que vão participar do desenvolvimento do produto, prototipagem, financeiro e mercado. Os finalistas serão anunciados no Demoday, durante a Finit – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, no dia 6 de setembro, em Belo Horizonte.

O Lemonade

O programa de aceleração de startups em estágio inicial nasceu em Belo Horizonte, com o objetivo de auxiliar pessoas a transformar ideias em negócios de alto impacto, por meio de programas de imersão, que incluem palestras e mentorias, formando empreendedores com propósito e capazes de transformar a sociedade.

O Lemonade é a única aceleradora do Brasil a entrar para o ranking das Top 20 do Global Acelerator Report, ocupando a 17ª colocação.

NovoAgro 4.0

É um conjunto de iniciativas do SISTEMA FAEMG para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando à geração de tecnologias aplicadas que promovam o desenvolvimento do agronegócio mineiro.

CONTATO

Avenida do Contorno, 1.771
Floresta, Belo Horizonte, 30.110-005

  (31) 3074-3000

  (31) 3074-3030

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
back topT2