1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
  (31) 3074-3000 |  novoagro@inaes.org.br

0
0
0
s2sdefault

Apresentar ideias de negócios, integrar-se com outros empreendedores e conversar sobre tendências foram os objetivos do primeiro Meetup do Lemonade Viçosa, na noite de terça-feira (29). O encontro reuniu cerca de 80 pessoas no Confrades Pub.

O Lemonade é um programa de aceleração de negócios em estágio inicial, reconhecido como o 17º maior de todo o mundo. Batizada de Ultra, é realizada, simultaneamente, com as edições regionais em parceria com o projeto NovoAgro 4.0, do SISTEMA FAEMG.

WhatsApp Image 2018 05 29 at 20.13.14

“No evento, foram apresentadas ideias voltadas para o agronegócio. Isso mostra que Viçosa tem potencial para que o Lemonade tenha sucesso dentro dessa perspectiva”, afirmou a gerente regional do SENAR MINAS, em Viçosa, Silvana Novais, que representou o Sistema FAEMG no encontro.

Para o estudante de Agronomia Israel Vasconcelos, da Agritech Seediing, o Lemonade é uma oportunidade de vislumbrar mais possibilidades ao negócio. O projeto da empresa começou em julho de 2017 e tem como propósito utilizar a tecnologia para beneficiar os agricultores familiares.

“Este é o meu plano de carreira e do meu sócio. Há problemas de abastecimento e os produtores familiares enfrentam dificuldades quanto à gestão e ao controle. Hoje, somos 13 colaboradores e nossa ideia é trabalhar isso juntamente com a tecnologia para garantir a demanda. O Lemonade vai acelerar todo esse processo e nos possibilitar ter mais contato com investidores”, explicou.

Os estudantes Thais Joana Falquer da Silva, Ivis de Aguiar e Carlos Eduardo Reis representaram a ENACTUS UFV, que integra uma organização internacional voltada para fomentar o empreendedorismo social. A equipe está em ação na cidade há quatro meses. Atualmente, desenvolve três projetos: um voltado para o desenvolvimento rural, um de sustentabilidade e outro de empreendedorismo.

Segundo Thais, que é presidente da ENACTUS UFV, o Lemonade surge para envolver ainda mais os membros no tema do empreendedorismo. “Também vimos tudo o que o Lemonade tem feito e é importante estar envolvido nessa iniciativa”, acrescentou.

Aceleração e Desenvolvimento

O Lemonade nasceu com o objetivo de auxiliar pessoas a transformar ideias em negócios de alto impacto, por meio de programas de imersão, formando empreendedores com propósito e capazes de transformar a sociedade.

Para a coordenadora de projetos do Lemonade, Rayza Teixeira Resende, um dos pontos fortes do programa é o formato diferenciado, caracterizado por uma imersão no empreendedorismo e o poder de se conectar. “Temos a experiência de dez edições do programa. É uma metodologia diferenciada, há a validação do modelo”, destacou.

O primeiro Meetup Lemonade Viçosa teve como foco o tema Tenho uma Ideia e o momento foi de troca entre os empreendedores e demais participantes. O próximo encontro, em Viçosa, está previsto para 14 de junho. Em seguida, haverá o Mão na Massa, quando a equipe do Lemonade irá auxiliar os participantes a inscreverem seus projetos.

O agente de inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Helaindo Guimarães Júnior, é o responsável por apoiar e ajudar a iniciativa a se difundir e enraizar no interior de Minas Gerais. “Receber esse projeto incrementa o nosso trabalho. Queremos que Viçosa seja representada por startups e projetos ainda mais sólidos. O Lemonade vai possibilitar o desenvolvimento de negócios de sucesso”, enfatizou.

Lemonade Ultra

Empreendedores e startups com ideias inovadoras, potencial de escalabilidade e foco no problema do mercado - que queiram tirá-las do papel - têm até dia 17 de junho para fazer o cadastro no site www.programalemonade.com/lemonadeultra.

A iniciativa promove a seleção de boas ideias nas cidades de Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa. Serão nove semanas de aceleração com a metodologia Lemonade em cada uma das cidades, por meio de palestras e mentorias, executadas por agentes de aceleração e mentores convidados.

O objetivo dessa edição é desenvolver empreendedores e startups que apresentem, principalmente, soluções tecnológicas relacionadas a energias renováveis, ferramentas sustentáveis que contribuam para a diminuição da emissão de poluentes, infraestrutura inovadora para transporte e escoamento, entre outras soluções.

Na primeira etapa, serão selecionados 20 projetos ou ideias, inscritos em cada edição. Em seguida, na fase de amadurecimento do modelo de negócio, serão escolhidas entre 20% e 50% delas, que vão participar do desenvolvimento do produto, prototipagem, financeiro e mercado. Os finalistas serão anunciados no Demoday, durante a Finit – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (seis de setembro), em Belo Horizonte.

A 11ª edição do Lemonade é uma realização do Sebrae, projeto NovoAgro 4.0, Governo de Minas Gerais, Simi, Fapemig, UFMG, SISTEMA FAEMG, Techmall, Unitecne, Centev, Critt e Inova Café.

CONTATO

Avenida do Contorno, 1.771
Floresta, Belo Horizonte, 30.110-005

  (31) 3074-3000

  (31) 3074-3030

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
back topT2