1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
  (31) 3074-3000 |  novoagro@inaes.org.br

0
0
0
s2sdefault

Está previsto para abril o lançamento do edital de chamamento do NovoAgro 4.0 para startups que tenham interesse em trabalhar com soluções inovadoras para o meio rural. Lançado em 2017, pelo SISTEMA FAEMG, tem por objetivo levar tecnologia de ponta e cada vez mais inovação a todos os produtores rurais do estado.

“As novas tecnologias são aliadas do produtor rural e não podem ser descartadas. Precisamos facilitar o surgimento de soluções acessíveis para os entraves que afetam a produção”, explica o superintendente do INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo).

As agritechs, como são conhecidas as empresas que usam a tecnologia no campo, impulsionam o processo de transformação no agronegócio, levando soluções e benefícios em larga escala. Entre as empresas que já demonstraram interesse no programa, se cadastrando no site novoagro.org.br, está a Nextagro, que atua na prestação de serviços para o agronegócio com a criação de sistemas informatizados para a gestão.

O sócio da startup, Lucas Simão Santiago, 32, comenta a importância de iniciativas como a do SISTEMA FAEMG: “Nossa expectativa é que cheguemos aos produtores com o respaldo de uma instituição que eles já conhecem. O NovoAgro 4.0 mostra aos produtores rurais que a tecnologia está cada vez mais perto deles e feita para eles. Isso aumenta a velocidade de adoção de novas soluções tecnológicas pelo meio rural. Isso por sua vez aumenta a produtividade, reduz os impactos ambientais e reduz os custos de produção”.

 

Workshop NovoAgro 4.0

 

Na primeira ação do ano do NovoAgro, os principais agentes envolvidos no programa se reuniram, promovendo a interação e o engajamento.

Durante a apresentação do programa Pierre falou sobre a nova jornada do agronegócio mineiro: “Uma tendência já instituída em outros setores econômicos, a modernização e o desenvolvimento tecnológico chegam ao campo, iniciando uma nova era denominado Agricultura 4.0. Será uma longa maratona que vamos começar a partir de agora”.

Para o gerente regional do SENAR MINAS, em Patos de Minas, Sérgio Carvalho Coelho, o NovoAgro 4.0 coloca todo o sistema em uma conversa atual: “Temos a oportunidade de conectar soluções e experiências geradas em diversas empresas, diretamente com os nossos clientes, por meio de startups. Em nossa região, somos bem equipados sob o ponto de vista das maquinas, mas ainda temos muito para inova. A proposta, sem dúvida, é muito oportuna”.

“Queremos engajar as pessoas, mostrar que são parte do processo e que têm muito a contribuir. Nem sempre são necessárias grandes ações. O ato de abrir a sua porteira, por exemplo, e deixar a startup entrar, já é uma grande contribuição”, destaca Pedro Guatimosim Vidigal, professor da UFMG e diretor da FUNDEP.

 

Plano de ação

 

Para difundir o uso de novas tecnologias no campo o NovoAgro 4.0 atua com as seguintes estratégias:

Planting Ideas (plantando ideias)
Fomentar junto às comunidades de startups e universidades o atendimento as demandas captadas e organizadas junto a produtores e demais agentes de cadeias produtivas estratégicas.

Fertilizing Projects (fertilizando projetos)
Apoiar o desenvolvimento de projetos, através de uma rede de produtores e propriedades rurais que auxiliem o aperfeiçoamento de protótipos e testes.

Harversting Innovation (colhendo inovação)
Colher e disseminar inovações técnica e economicamente viáveis junto a produtores rurais, sindicatos de produtores rurais e demais agentes das cadeias produtivas estratégicas do estado.

No site do NovoAgro há uma página para o cadastro de produtores rurais e agritechs que tenham interesse em receber informações sobre o programa ou fazer parte de alguma ação.

Acompanhe as notícias do NovoAgro 4.0:
Site: novoagro.org.br
Facebook: NovoAgro4.0
Instagram: novoagro4.0

CONTATO

Avenida do Contorno, 1.771
Floresta, Belo Horizonte, 30.110-005

  (31) 3074-3000

  (31) 3074-3030

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
back topT2