1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
  (31) 3074-3000 |  novoagro@inaes.org.br

0
0
0
s2sdefault

Para a maioria das pessoas essa pergunta é fácil de ser respondida, tendo em vista o atual momento econômico e político que o país vive. Mas, na contramão do cenário de insegurança estão o agronegócio e todas as tecnologias embarcadas que aumentam a produção e a qualidade dos alimentos que são consumidos em todo o mundo.

 

Segundo números do SISTEMA FAEMG sobre a Balança Comercial de 2017, o agronegócio mineiro representa 31,41% de tudo que é exportado, totalizando 7,35 bilhões de dólares – crescimento de 4,65% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Juntamente com os números expressivos está o grande desafio de produzir cada vez mais e melhor e, para isso, o uso de soluções tecnológicas de ponta é peça fundamental. Logo, é possível afirmar que o mundo agrotech está em constante transformação, não havendo espaço para métodos arcaicos de produção.

Foto: Pedro Gravatá

Veja, agora algumas das tendências para este ano:

 

Internet das Coisas (IoT)
A expressão e as tecnologias aplicadas já são do conhecimento de muitas empresas, independente da área de atuação. Mas, de acordo com uma pesquisa da Logicalis sobre a maturidade do mercado brasileiro, a tecnologia ganhará um grau de relevância maior nos próximos anos, o que inclui um uso cada vez mais amplo nas diversas fases da produção agropecuária.

 

Convergência Blockchain /IoT
A tecnologia possui a capacidade de rastrear bilhões de dispositivos, possibilitando as transações seguras e a coordenação deles. Essa infraestrutura segura é o ponto central para a próxima geração dos sistemas IoT.

 

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Inteligência Artificial (AI)
Certamente você já ouviu falar em chatbots, veículos autônomos e drones. Mas o que essas tecnologias têm em comum? A resposta é o grau de inteligência e aprendizado que os equipamentos possuem, minimizando a possibilidade de erro e acidentes, por exemplo. No agronegócio, essa tecnologia, entre outras coisas, pode agilizar na tomada de decisão, na comercialização da safra e na redução de diversos riscos.

 

Realidade virtual e aumentada
Atualmente encontrada em larga escala na indústria dos games, a tecnologia será incorporada cada vez mais na capacitação dos profissionais para que possam lidar com os desafios das profissões ligadas ao agronegócio.

 

A partir da apresentação dos tópicos acima, é importante fazer uma reflexão sobre a revolução tecnológica que o mundo está vivendo, transformando processos e mudando o mercado com uma velocidade cada vez maior.

CONTATO

Avenida do Contorno, 1.771
Floresta, Belo Horizonte, 30.110-005

  (31) 3074-3000

  (31) 3074-3030

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

1LINK FACEBOOK   1 LINK INSTAGRAM  
back topT2